A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE APREDIZAGEM.


A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE APREDIZAGEM.[1]
Benjamim da Silva Amorim[2]


“A abordagem centrada na pessoa aplicada na escola pode contribuir para a melhoria da relação professor/aluno, confirmando a influência desta relação no processo de aprendizagem”.


                                                                                                                                                                                                                                                 RESUMO
Este trabalho é um estudo bibliográfico que visa conhecer as contribuições da Aprendizagem Centrada no Aluno a respeito da relação professor/aluno, tendo como fundamentação teórica a Abordagem Centrada na Pessoa. A principal contribuição deste trabalho se dá pela escassez de bibliografia que contemple, ao mesmo tempo, o conceito de “Aprendizagem Centrada no Aluno” e relação professor/aluno.
O objetivo, então, é apresentar aos profissionais da área da educação um novo olhar acerca da relação professor/aluno, um olhar que possibilite uma maior atenção às necessidades e interesse de cada pessoa, tendo sempre em vista o crescimento integral da pessoa humana e não apenas o processo de aprender a ler e escrever. É através da análise bibliográfica das obras de Carl R. Rogers e outros estudiosos do assunto que pudemos perceber que, existem formas alternativas de educar que levam em consideração não só um programa de ensino, mas, também o potencial da cada aluno e suas necessidades. Assim, concluímos que a relação “professor/aluno” contribui para um processo de aprendizagem, aonde o objetivo do professor vai além do conteúdo, permitindo que o aluno seja responsável pelo seu próprio crescimento, tornando-se mais livre para aprender.



[1] Artigo apresentado à UNIVERSIDADE FUMEC como requisito parcial para obtenção de certificado de Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Psicoterapia Humanista – Abordagem Centrada na Pessoa, sob orientação do Professor Walter Parreira.
[2] Graduado em Psicologia e especialista em Psicoterapia Humanista – Abordagem Centrada na Pessoa, pela UNIVERSIDADE FUMEC, Belo Horizonte - MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELICIDADE REALISTA {Martha Medeiros}

PROPOSTA PARA ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO

ENQUANTO OS SEUS PAIS ENVELHECEM DEIXE-OS VIVER!