PLANTÃO PSICOLÓGICO EM ESCOLA

 Alice de Melo ESTEVAO (Unileste); Bruna Rocha PACHECO (Unileste); Aline Cristiane Lemos FERREIRA (Unileste) 

Introdução: 
O plantão psicológico pode ser realizado em instituições, escolas, hospitais, clínicas, e é destinado às pessoas que buscam um atendimento de apoio emergencial, em situações que tirem o equilíbrio momentâneo e necessitam de uma ação interventiva imediata. É necessário que se estabeleça um local adequado com horário fixado para que o público-alvo possa ter acesso ao serviço. O atendimento de Plantão Psicológico foi realizado com os funcionários de uma escola pública do Vale do Aço, tendo como foco acolher a demanda do indivíduo que sofre, oferecendo de acordo com a necessidade, as orientações e encaminhamentos cabíveis, baseados na integridade. Objetivo: O objetivo central deste trabalho é observar as características da demanda no ambiente escolar e identificar as principais necessidades dos funcionários desta instituição. Analisar as queixas apresentadas pelos funcionários da escola e acolher a demanda do indivíduo que sofre, oferecendo de acordo com a necessidade, as orientações e encaminhamentos cabíveis. Metodologia: Os atendimentos foram realizados semanalmente, em todos os turnos em que a escola funciona. O público-alvo consistiu nos professores e demais funcionários da escola. O serviço foi divulgado através de cartazes afixados em locais estratégicos espalhados pela escola e palestras informando sobre o plantão. Os interessados em buscar este serviço foram atendidos sem necessidade de agendamento. A técnica usada é o plantão psicológico, conforme descrito por Mafhoud (2012). Assim, o plantonista buscou proporcionar ao paciente uma compreensão a respeito de si mesmo e de seu papel diante da problemática que o levou a procurar pelo plantão. Resultados: O plantão caracteriza-se pelo atendimento em situações de crise. O foco do processo foi a queixa e o tempo do atendimento foi limitado, o que contraria o formato da maioria das linhas tradicionais de psicoterapia. Assim, a escuta qualificada possibilitou que os pacientes encarassem sua queixa sob uma nova perspectiva. Após a escuta da queixa do cliente, adequávamos as intervenções necessárias. Quando a queixa trazida era emergencial, o cliente era atendido em até quatro sessões, e quando necessário foram encaminhados para outros serviços de atendimento. Conclusão: O Plantão Psicológico emerge como uma alternativa viável para o acolhimento e intervenções na saúde mental do trabalhador. Palavras-chave: Escola. Plantão psicológico. Saúde mental trabalhador. 

Fonte: https://www.unilestemg.br/pic/sic-15/resumos/extensao-saude/PLANTAO-PSICOLOGICO-EM-ESCOLA.pdf

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