A PERSPECTIVA TEMPORAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DO RISCO DE ABANDONO ESCOLAR.


Resumo
 Este trabalho teve como objetivo em sua primeira parte, uma revisão de literatura, sobre um tema que vem sendo discutido há décadas, e parece ser ainda uma grande preocupação em todo o mundo: o Abandono Escolar. A temática tem merecido a atenção de toda a sociedade: famílias, governos, ONGs, empresas, etc. A literatura apresenta algumas iniciativas de combate ao abandono escolar bem sucedidas, contudo, o problema ainda persiste, especialmente nos países menos desenvolvidos. O propósito da segunda parte foi uma revisão de literatura sobre a Perspectiva Temporal e suas aplicações no contexto escolar. A revisão teve um enfoque especial sobre Perspectiva Temporal Futura (TFP). Estudos com foco na TFP têm demonstrado resultados interessantes no ambiente escolar. Portanto, pretende-se encontrar uma resposta para o problema do abandono escolar, especialmente no ensino médio/secundário ou equivalente a partir da compreensão da perspectiva temporal dos jovens.  O interesse pela etapa do ensino médio/secundário justifica por se tratar de um momento em que o jovem estudante é chamado a tomar decisões que pode determinar seu futuro, tanto no aspecto acadêmico bem como no profissional.
Palavras-Chave: Perspectiva temporal futura. Abandono Escolar. Jovem. Ensino Médio.


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