DISLEXIA X DISLÉXICOS



Segunda a Wikipédia a Dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

Segundo os cientistas existem vários tipos de dislexia: Dislexia Disfonética, Dislexia Diseidética, Dislexia Visual e Dislexia auditiva. 

O tipo de conduta terapêutica depende do tipo de dislexia. Contudo, é consenso entre os profissionais da área, que a pessoa que apresenta este tipo de dificuldade precisa além do apoio terapêutico de uma boa dose de disciplina especialmente nos estudos.

É comum ouvirmos de pais de crianças ou adolescentes com dislexia, que o desgaste causado pelo esforço destas pessoas é muito grande. Certamente este esforço é o resultado da competição a que são submetidos com a justificativa de não ficarem para traz. É fundamental que no final do ano letivo tirem ótimas notas e assim passem de ano.

Embora, seja compreensível a preocupação tanto de pais, quanto dos profissionais envolvidos no acompanhamento do estudante com dislexia, no meu ponto de vista, falta um olhar mais humanizado para o problema. Fala-se muito da dislexia e pouco do disléxico. Preocupa-se com o diagnóstico e com razão, já que é o ponto de partida para a solução do problema. Porém, o principal é o cuidado com a pessoa.

Como psicoterapeuta humanista, atendendo dentro dos preceitos da Abordagem Centrada na Pessoa, teoria humanista desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers, minha proposta é que o disléxico seja visto como um ser de potencial como qualquer outra pessoa. Portanto, deve-se aceitá-la incondicionalmente, transmitindo-lhe confiança e respeito e acreditando que ela, apesar das limitações, é capaz de funcionar plenamente. É dentro desta perspectiva que a teoria rogeriana procura dar suporte terapêutico, para as pessoas com dislexia ou qualquer outra dificuldade, em qualquer área, seja ela educacional ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELICIDADE REALISTA {Martha Medeiros}

PROPOSTA PARA ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO

ENQUANTO OS SEUS PAIS ENVELHECEM DEIXE-OS VIVER!